Mato Grosso, S�bado, 27 de Abril de 2024     
Novo Portal
Estado vai implantar o software livre nas repartições
Estado vai implantar o software livre nas repartições
04/08/2003 16:23:45
por Coordenadoria de Comunicação Social

Seguindo orientação do governador Blairo Maggi, o presidente do Centro de Processamento de Dados do Estado, Cepromat, Adilson Reis, homologou o software livre (Direto), programa de comunicação de correio eletrônico e agenda. Com esta medida, os cofres públicos vão economizar cerca de R$ 300 mil ao ano.

"O direto é um software de comunicação de baixo custo, que tem a finalidade de criar a comunicação mais fácil entre os diversos órgãos do estado, de maneira simples e objetiva. São programas que geram um suporte com baixo custo ", explica Reis.

Segundo ele, atualmente está sendo utilizado o programa Lotus Notes. Este programa dispõe também de outras ferramentas e aplicativos. Mas a maioria das 1.853 licenças vendidas para o estado e que são atualizadas anualmente utiliza-se apenas de e-mails e agenda, explica o presidente do Cepromat. "Em alguns casos deverá continuar sendo utilizado o programa Lotus Notes, mas será necessário esclarecer o motivo técnico, para continuar com o programa", ressalta.

O Cepromat já aderiu e publicou uma portaria homologando o Direto como software de correio e agenda eletrônica padrão, o que proporcionará uma economia de R$ 46 mil anual ao órgão.

Dentro do complexo do CPA, o Cepromat já viabilizou a comunicação pelo novo software através do cadastro de 270 pessoas, sendo 243 somente no Cepromat, alem de 25 na Secretaria Estadual de Saúde e duas na Governadoria.

A equipe do Cepromat já realizou treinamento interno para os funcionários. Outros servidores da estrutura do governo estadual serão treinados.

fonte:www.cepromat.mt.gov.br

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24683 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada